Bioma Chaco

Presente no Estado: (Mato Grosso do Sul), ao sul do Pantanal.

Características

Vegetação: Savana Estépica.

O Chaco, é um Bioma que se distribui pela Argentina, Bolívia, Paraguai e Brasil, sendo que a área brasileira representa menos de 1% da área total. Por não ser reconhecido como Bioma no Brasil (IBGE, 2004, 2019) as fitofisionomias que ocorrem no Brasil são mapeadas em parte dos Biomas Pantanal e Cerrado.

Ameaças ao Bioma Chaco no Brasil De acordo com SILVA; CAPUTO (2010), nas sub-regiões do Nabileque e de Porto Murtinho são observadas as maiores extensões de área ocupadas por vegetação de Chaco, no entanto, ressaltam que em Porto Murtinho é alta a supressão desta fitofisionomia para uso da pecuária de corte, causando expressiva perda de biodiversidade na região.

Área total do Bioma Chaco no Brasil é estimada em 24.163,9 km2 verifica-se que vegetação natural ocorre em 82,9% da região e o desmatamento ocorre em 15,5%, sendo convertido predominantemente em pastagem para pecuária.

Fitofisionomias do Bioma Chaco

Além dessa vegetação típica do Chaco, são encontradas:

Estas fitofisionomias do Chaco ocorrem em 63,9% da região, são encontradas unicamente no sul do Pantanal, ocorrendo em 5 das 11 sub-regiões existentes, conhecidas por Nabileque, Porto Murtinho, Miranda, Abobral e Paraguai (SILVA et al., 2007).

Nessa região compreendida entre o rio Apa, Serra da Bodoquena rio Paraguai, rio Miranda, morraria do Urucum-Jacadigo e morro do Rabicho, são encontrados muitos elementos da Savana Estépica (POTT; POTT, 1989; PRADO et al., 1992, SILVA et al., 2006, AMADOR, 2012; FREITAS et al.; 2013; SARTORI et al., 2018), mas mesmo assim é discutível até onde se estende o Chaco propriamente dito no Brasil.

Referências

1. <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/229387/1/PL-Caracteristicas-biofisicas-Chaco-2021.pdf>,